Estando eu a trabalhar na área do ensino, não poderia deixar de falar e pesquisar um pouco sobre os recursos da Web 2.0 na Educação, o que acho bastante vantajoso e apelativo tornando o ensino muito mais atractivo e dinâmico principalmente na construção do sabrer.
Assim, passou a existir possibilidade de diferentes formas de comunicação e interacção propiciadas pelo desenvolvimento tecnológico, a qual caracteriza a sociedade em rede, fazendo com que a educação online participasse neste contexto evolutivo utilizando as tecnologias emergentes. Como exemplo pode-se referir o uso das tecnologias que compõem a Web para o ensino online, como as ferramentas da Web 2.0.
A plataforma de ensino ao permitir interactividade conjunta entre vários participantes, possibilita ao aluno uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo oferecido, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o conhecimento colectivo mais uma vez encontra aqui uma grande oportunidade de propagação e desenvolvimento, indo ao encontro daquilo que é o “finalidade” da Web2.0.
Assim, quando se utiliza uma plataforma adequada, com recursos da Web 2.0, a interacção ocorre de forma simultânea entre todos os intervenientes deste processo (professores, tutores e alunos) estabelecendo-se uma ligação entre eles e juntando aos mesmos, valores comuns a fim de identificá-los como um grupo ou equipa.
A Web 2.0 possibilita que os vários ambientes de todos os elementos intervenientes no processo de ensino/ aprendizagem se juntem, transformando-os em espaços de aprendizagem cada vez mais ricos e funcionais, onde os intervenientes (alunos, professores e tutores) se organizam, partilham e reconstroem conteúdos tendo por base a colaboração e a interacção dinâmica. Para que todo este contexto se torne ainda mais atractivo, as plataformas utilizam dispositivos variados de interface gráfica e recursos multimédia tornado e possibilitando um espaço de reflexão colectiva agradável, contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos.
Neste contexto, o professor tem uma função descentralizada uma vez que todos os envolvidos são aprendizes e podem contribuir uns com os outros. Com isto, vai-se ao encontro da formação da inteligência colectiva, ou seja, possibilita-se a construção do conhecimento de modo significativo, desenvolvendo habilidades intra e interpessoais onde os alunos deixam de ser independentes mas interdependentes trocando conhecimento e experiências.
Web 2.0 determina um novo conceito, estabelecendo a comunicação de muitos para muitos e, para sustentar um pouco mais isto que escrevi deixo o link abaixo que considero ajudar a compreender um pouco mais sobre este assunto.
http://www.slideshare.net/web2uem/web-20-na-educacao