A Web 3.0 representa a fase da Internet em que os motores de pesquisa não se limitam a recolher e apresentar os dados que andam dispersos pela Internet. Além disso conseguem “analisar” a informação e produzir respostas concretas.
Um exemplo do que foi referido acima é o motor de pesquisa Wolfram Alpha, criado pelo cientista britânico Stephen Wolfram, o qual começa a ser considerado como um dos primeiros marcos desta nova Web 3.0.

Contudo, este projecto começa já a ter concorrência, nomeadamente pela Microsoft através do Bing, fazendo passar a ideia que não se trata apenas de um motor de pesquisa mas sim de um “motor de decisão”. Também a Microsoft já lançou a versão experimental o Google Squared com o objectivo do Wolfram Alpha, extrai a informação da Web e apresenta através de tabelas os dados estruturados.
Para que esta Web semântica consiga alcançar bons resultados e assim garantir um futuro de sucesso é necessário massificar o uso de software e linguagens informáticas específicas. Com isto, tornar-se-á possível produzir uma maior quantidade de conteúdo para que as máquinas possam usar e que lhes permitam chegar a conclusões e não apenas a resultados com base em palavras-chave.
Para quem tiver alguma curiosidade em experimentar os programas aqui referidos deixo os links dos mesmos.