Relativamente a tudo que tenho lido e pesquisado sobre a Web 2.0, chego à conclusão que não existe consenso, se assim lhe posso chamar, sobre o que realmente é a Web 2.0.
Mais concretamente, é difícil alguém conseguir encontrar uma definição para o que realmente isto é, uma vez que existem opiniões contraditórias, ou seja, por um lado alega-se que a Web 2.0 veio modificar o conceito de Internet e, por outro lado, alguns críticos e mais sépticos do assunto, afirmam que tudo isto não passa digamos de uma publicidade ou marketing, realizada após o "rebentamento da bolha" da Internet em 2000, e que os conceitos agora badalados em torno deste assunto já existiam desde o desenvolvimento da World Wide Web.
Na minha opinião a Web 2.0 veio transformar o conceito de Internet na medida em que, ao estabelecermos uma ligação do nosso computador à Internet, estamos perante um Mundo de oportunidades infinitas que nos possibilitam ser elementos activos desta estrutura e não meros espectadores.

Poderia escrever e continuar a refectir sobre este assunto sem conseguir falar sobre tudo aquilo que a Web 2.0 nos potencia. Mas, penso que aquilo que realmente interessa reter sobre este assunto, é o facto de na maioria das vezes que navegamos na Internet nem damos conta que estamos perante esta evolução constante. Assimilamos todo este conjunto de situações que nos são fornecidas como dados adquiridos e nem sequer pensamos que isto já foi feito de outra forma e que, a cada instante que passa, está a ser actualizado, tal é o nosso poder de consumo de informação na actualidade.
Actualmente somos elementos activos na construção e desenvolvimento da Web na medida em que podemos e temos a oportunidade de ter uma participação activa e não passiva.
No link abaixo pode-se ver o que é a Web 2.0 e o que esta nos pode oferecer para, desta maneira, tentar completar e sustentar aquilo que referi neste texto.